quarta-feira, 29 de maio de 2013

Recém nascidos sem UTI

Neste exato momento que escrevo esta matéria, o Profissão Repórter ( Rede Globo) mostra a situação precária dos leitos para UTI Neo Natal, o descaso do poder público é imenso, para se ter um exemplo, em Alagoas deveria existir 105 leitos e no entanto só tem 55.
Gente, vamos falar a verdade, num país onde muitos deputados estaduais e federais são médicos. analizem,  temos mais de 5.000 cidades, e grande parte dessas é composta de secretários de saúde também médicos, o que podemos esperar ??
Sabemos que muitos desses médicos são proprietários de clinicas particulares, sócios de hospitais, ou simplesmente atuam em clinicas particulares, então porque eles teriam interesse em melhorar a medicina pública ??
Voces acham que é falta de verba ? Claro que não !! Temos verba pra tanta banalidade, carros para deputados e vereadores, viagens, combustiveis, um monte assessores ( alguns fantasmas) , verba para festas populares, shows, enfim.. só não temos dinheiro pra saúde, educação e segurança. Ou seja, as 3 coisas mais importantes para qualquer ser humano.
Se a sáude pública for boa, ou pelo menos razoável, muita gente deixaria de pagar seus planos de sáude caríssimos, eu mesmo pago mais de R$ 250,00 e uso muitíssimo pouco, mas quando precisar, não correrei o risco de morrer na fila. Mas sabemos que num país onde o salário mínimo nem chega a R$ 700,00 como poderia um assalariado pagar um plano de saúde dos mais básicos, como é o meu ??
Ao meu ver, a saúde pública deveria ser conduzida por administradores práticos, pessoas que atuam na área de humanas, assistentes sociais, lideres comunitários, e não médicos, que na grande maioria, são ricos e com plano de saúde particular, eles e sua família, diga-se de passagem.
Quando é que esses médicos vão sentir a necessidade de conduzir com mais firmeza a sáude de seus hospitais ?
Alguém já viu um secretário de saúde frequentando com certa regularidade os pontos de atendimento médico ? Eles ficam meses sem ir ao hospital, nem sequer sabem o que se passa por lá. Mas quando é para inaugurar uma máquina nova ou uma ala de leitos aí eles vão, dão tapinha nas costas de todo mundo, fazem discursos, enfim. Mas fazer mutirão de atendimento, chamar seus amigos particulares pra ajudar, jamais.
Gente , vamos falar sério, nem deveria existir festa para inaugurar nada em hospital publico, é uma obrigação de todo administrador investir os recursos em melhorias, afinal todo ano tem verba pra isso, todo ano a população aumenta, e todo ano nós pagamos nossos impostos que já vem embutido de um monte de formas das mais abusivas.
Secretário de saúde e diretor de hospital deveriam andar pelas alas dos hospitais, ver com seus próprios olhos o que acontece e se sensibilizar ao ponto de correr atrás de recursos, parceria com grupos privados, ONGS, igrejas, voluntários, e principalmente melhorar a aplicação do dinheiro repassado aos mesmos.
Essa semana descobriram um depósito de remédios com toneladas de medicamentos vencidos. Quem pagou a conta ?? Eu e voce com certeza !! Mas quem foi responsabilizado por isso ? NInguém !!!
Isso se repete em todo o país, máquinas caríssimas que nunca foram usadas e já estão sucateadas, mas com certeza quem vendeu recebeu.
Será que esse país num vai mudar nunca ? Será que nós nunca vamos levantar uma bandeira e brigar pelos direitos a serviços melhores ? Não !!
Mas tenho certeza que a bandeira do Brasil tá todo mundo esperando pra levantar na copa, que a bandeira do seu time muita gente levanta e briga por ela, ao ponto de atacar fisicamente a torcida adversária.
Fica aqui o meu protesto e pedido para que as pessoas passem a se preocupar menos com futilidades e ajudem a divulgar assuntos como esse, vamos participar, fiscalizar, buscar saber sobre as contas e onde está sendo aplicado o dinheiro que vai pra sáude.
Será que é tão dificil assim ?? Porque amanhã pode ser um filho seu que vai precisar, ai sua preocupação pode ser tarde.

Nenhum comentário: