domingo, 20 de janeiro de 2013

Futilidade Extrema na Televisão Brasileira

Depois de assistir a um único episódio do Chamado reality Show, "Mulheres Ricas", apresentado pela emissora Band de televisão, em canal aberto, me perguntei onde a televisão brasileira quer chegar com esses formatos de programa ? 
BBB, a Fazenda entre outros, são de um mal gosto incrível, é fato que o Ibope destes programas são altos, não só entre as classes baixas  mas também enter formadores de opinião e pessoas "bem instruídas" que acabam cedendo a curiosidade destes formatos de programa, ou mesmo encontram neles uma forma de diversão e entretenimento.
A Questão é !!! Até onde vamos continuar cedendo a tamanha futilidade televisiva, vendo pessoas do nível da Sra. Narcisa Tamborindeguy , que com todo seu patrimônio ostentador, dizem por aí, que prefere jogar ovos pela janela, atingindo pedestres que passeiam pela orla, do que doar os mesmo para aquele orfanato que ela atende com 200 crianças. Afinal, ovos são alimentos muito ricos, e custam dinheiro. É claro que pra ela isso não deve ter a menor importância. De repente essas pessoas até tem um trabalho social, o que num justifica, no mundo que vivemos, com tanta fome, desperdiçar um único OVO, pra quem é bem informado, sabe que gasta-se litros e litros de água para produção de qualquer alimento.
Quando assisti apenas um episódio deste programa, fiquei realmente pasmo, e muito chateado com o rumo que a civilização está tomando, pessoas com poder financeiro e influência sobre a sociedade poderiam muito bem usar isso tudo num trabalho social realmente efetivo, eu penso que se "eu" um dia puder salvar apenas uma vida, a minha já estará valendo a pena, quanto mais se eu puder encaminhar dezenas de crianças para um rumo de vida melhor, com educação, saúde e cidadania.
Mas o que vemos são pessoas ostentando tanta riqueza, comprando influência, jóias, roupas e comendo em restaurantes que uma única refeição daria pra alimentar uma pessoa durante um mês inteiro com muita dignidade. E quando se envolvem em atividades sociais é para "limpar" um pouco da sua imagem perante a sociedade e a imprensa.
Enfim, adoraria assistir a uma versão do programa "Mulheres Pobres" mostrando aquelas mulheres que sustentam seus filhos, dão educação, comida, roupa, remédios, lazer e cultura, apenas com seus míseros salários, acordando de madrugada e chegando a noite em casa com humor suficiente pra preparar o jantar e fazer os serviços domésticos. Isso sim é gente de valor, que não teve a "sorte" ou seria o "azar" de nascer em um berço de ouro. 
Fica a sugestão pras emissoras de TV pensarem, mas é claro, já sei a resposta, pobreza  não dá Ibope.
Enquanto a sociedade não mudar sua cultura, e banir da TV esse tipo de programação, essas mesmas pessoas vão continuar achando que estão "abafando" com suas atitudes fúteis e vazias.
Eu continuo tentando acreditar que um dia a sociedade vai evoluir, mas na prática não é isso que vejo !!

Nenhum comentário: